Ficha de Inscrição
MANHÃ 05/06/07/set - 08h30 às 12h
Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva
Luiz Bertassoni Neto - CREFITO 8-2932-F
Mestrado em Educação Superior. Supervisor de Estágio em Traumato-Ortopedia e Fisioterapia Desportiva da PUCPR convênio Coritiba Futebol Clube.
Fornecer subsídios sobre aspectos ligados as bases neuro-anatomo-funcionais e biomecânicas na recuperação cinético funcional em Traumato-Ortopedia e Fisioterapia Desportiva.
CONTEÚDO: Conceitos em Biomecânica aplicados à traumato-ortopedia e desportiva. Principais lesões gerais e esportivas. Prevenção de lesões através da biomecânica da Postura e Movimento Humano. Prognóstico fisiológico e funcional aplicados. Fisioterapia nas fases aguda, intermediária e avançada. Recuperação em sedentários e atletas.
Fisioterapia Pneumofuncional “Atualidades de A a Z”
Marcelo Márcio Xavier - CREFITO 8-18517-F
Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória. Mestre em Ergonomia. Doutorando Universidade de Buenos Aires. Coordenador e Professor da Uniandrade. Diretor da Inspirar.

CONTEÚDO
: Prática baseada em evidências na Fisioterapia Respiratória. Diagnóstico cinesiológico funcional. Questionários de qualidade de vida como instrumento de avaliação na pesquisa e na prática clínica. Semiologia "Anamnese e Exame Físico". Fisioterapia desobstrutiva broncopulmonar. Treinamento muscular respiratório. Reabilitação pulmonar. "Noções gerais: como e quando prescrever”.
Mobilização das Articulações Periféricas: em pacientes ortopédicos e neurológicos.
Weber Gutemberg Alves de Oliveira - CREFITO 3-10.903-F
Mestre em Educação.Docente da UNOESTE e UNIPAR. Responsável técnico pela clínica de Fisioterapia UNOESTE e Chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital Universitário Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.

CONTEÚDO
: Técnicas de mobilização articular nas extremidades (membros superiores e inferiores) em pacientes com problemas articulares de causas ortopédicas e pacientes com problemas neurológicos. (AVE, TCE, PC).
Recursos Eletro-Termo-Fototerapêuticos em Traumatologia
Sérgio Jorge - CREFITO 3-3094-F
Mestrado em Fisiologia e Biofísica. Diretor do Curso de Fisioterapia UNOESTE. Estágios no ORLAU/Inglaterra e Fisioterapia Al Portone /Suíça.
Objetivo discutir critérios para a indicação dos recursos de forma coerente com seus possíveis efeitos, levando-se em conta seus mecanismos de ação em relação à fase de evolução dos processos em tratamento. Combinação de recursos durante o tratamento, benefícios e riscos.

CONTEÚDO
: Reações orgânicas após lesão dos diferentes tecidos. Princípios para utilização dos diferentes recursos. Influência dos recursos terapêuticos sobre os processos de reparação,de acordo com cada mecanismo de ação. Protocolos de utilização clínica e resultados.Contra-indicações e cuidados. Combinação de recursos de acordo com a evolução do quadro disfuncional.
TARDE 04/05/06/set - 13h30 às 17h
Avaliação Fisioterapêutica e Diagnóstico Funcional
Flávia Gomes Martinez - CREFITO 5-930-F
Mestre em Ciência do Movimento Humano. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação do IPA, ULBRA e UEPA.
Discutir os principais métodos de avaliação fisioterapêutica do sistema músculo-esquelético considerando aspectos morfo funcionais em diferentes estágios patológicos, bem como a fidedignidade, validade e aplicabilidade clínica.
CONTEÚDO: Anamnese. Queixa principal. Avaliação da dor. Características do paciente. Exame físico. Avaliação postural. Palpação. Avaliação de partes moles. Avaliação miofascial. Avaliação da marcha. Avaliação cinesiofuncional do paciente: coluna, membro superior e membro inferior. Discussão de casos clínicos. Análise de exames complementares.
Dor e Tratamento pela Acupuntura
Fernando Antônio de Mello Prati - CREFITO 3-2422-F
Pós graduação em Metodologia do Ensino Superior, Medicina Esportiva e Saúde Escolar e Ciências do Movimento Humano. Docente do IPA. Mestrando em Sociologia -Universidade de Córdoba.

CONTEÚDO
: Conceito de dor. Introdução ao estudo neurofisiológico da dor. Clinica de dor (semiogênese e interpretação) Acupuntura. Conceito e generalidades. Estudo dos 5 elementos. Clinica da acupuntura (avaliação, interpretação e indicação). Métodos e técnicas (aplicação de agulhas, moxabustão, LASER e outros). Acupuntura sistêmica e auriculoacupuntura (prática demonstrativa). Associação de técnicas de acupuntura com processos fisioterapêuticos. Discussão de experiências.
 
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: Procedimentos Básicos e Técnicas de Aplicação.
Weber Gutemberg Alves de Oliveira - CREFITO 3-10.903-F
Sérgio Jorge - CREFITO 3-3094-F
Curso 30% teórico e 70% prático.
Procedimentos básicos com a finalidade de estimular a contração muscular e restabelecer o controle do movimento com atuação em disfunções como fraqueza muscular, encurtamento muscular, perdas cinestésicas, déficits de reações posturais.

CONTEÚDO: Princípios neurofisiológicos. Procedimentos básicos. Lista de checagem. Padrões de movimentos: cintura escapular e pélvica, membros superiores e inferiores.Atividades nas posições fundamentais. Técnicas de ênfase.
 
Massagem Antiestresse
André Leonardo Nessi - CREF 4-2377-G
Especialização em Massagem Terapêutica e desportiva Havana-Cuba. Docente de Técnicas de massagem na UNIFMU e UNASP. Autor do Livro Massagem Antiestresse.
A Massagem antiestresse é uma técnica de trabalho corporal e facial, que promove o bem estar, físico e mental. É um ótimo instrumento facilitador para o equilíbrio e resgate da saúde.

CONTEÚDO
: História da massagem. Fisiologia aplicada à massagem. Atividades desestressoras. Definição e conseqüências do estresse. Estudo e prática dos gestos massoterápicos. Experiências táteis. Indicações e contra-indicações. Automassagem. Técnicas da massagem corporal. Prática em dupla e em grupo. Técnica Nessi da massagem antiestresse.

OBS
: Os participantes deverão trazer toalha de banho ou colchonete, toalha de rosto, usar trajes de banho durante as aulas práticas.
A NOITE - 04/05/06/set - 18h00 às 21h30
Hidrocinesioterapia
Abdo Zegbi - CREFITO 8-6724-F
 
Mestrado em Administração de Ensino Superior. Especialista em Anatomia Funcional Humana. Coordenador do Curso de Fisioterapia da Evangélica. Docente FEPAR, Dom Bosco e Uniandrade.

CONTEÚDO
: Bases cinesiológicas do movimento na água. Algias da coluna. Hidrocinesioterapia neurológica.
Prática: Método Bad Ragaz para MMSS, MMII e tronco.Técnicas de hidrocinesioterapia neurológica: entrada e saída. Empunhaduras e deslocamentos. Abordagens do Hallwick terapêutico.
Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Flávio Danilo Mungo Pissulin - CREFITO 3-16440-F
Especialista em Fisioterapia Respiratória. Mestre em Ciências Fisiológicas. Coordenador de Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorespiratória e Hospitalar Unoeste. Docente da Unoeste.
Aprimorar as habilidades técnica e científica para a reabilitação funcional respiratória em pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

CONTEÚDO: Rotinas do Fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva. Insuficiência respiratória ventilatória e não-ventilatória: como identificar e tratar? Ventilação não-invasiva: equipamentos utilizados, como eleger as modalidades e graduar os parâmetros ventilatórios. Ventilação mecânica invasiva: como ventilar os pacientes com DPOC, Asma bônquica, SARA e situações especiais (hipertensão craniana, trauma torácico e fístula bronco-pleural).
Quiropraxia: Manipulações Vertebrais
Rogério Delamar da Silva Jr. - CREFITO 5-8285-F
Pós-graduado em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Formação em Osteopatia músculo-esquelética, RPG, GDS, Acupuntura, Iso-Streching; Terapia Manual, Podoposturologia, Disfunções da ATM e em Quiropraxia.
CONTEÚDO: História, conceituação e evolução. Explicação do Complexo de Subluxação. Relação do Sistema Nervoso com as articulações.Indicações e contra - indicações. Aplicações das Manobras Gerais.
Estimulação Elétrica Funcional (FES) e Biofeedback
Antônio Vinícius Soares - CREFITO 5-14900-F
Especialista em Psicomotricidade e Cinesioterapia Neuro-Sensório-Motora.Mestrando em Ciências do Movimento Humano. Professor da ACE, IELUSC e FURB.
Serão abordadas as instrumentações utilizadas na estimulação elétrica e biofeedback, suas indicações, contra-indicações e aplicações clínicas.
CONTEÚDO: Estimulação Elétrica Funcional (FES): Definição e conceitos básicos em Eletroterapia. Bases Neurofisiológicas para a estimulação elétrica. Indicações, contra-indicações e precauções.
Prática: Parâmetros de estimulação. Preparação da pele. Colocação de eletrodos de estimulação. Avaliação da resposta frente à estimulação. Discussão quanto às indicações.
Biofeedback Eletromiográfico (BF EMG): Definição e bases neurofisiológicas. Processamento de sinais biológicos.
Prática: Programação do equipamento. Preparação da pele. Colocação de eletrodos de captação Estratégias de uso do Biofeedback Eletromiográfico. Discussão quanto às indicações.
Reprogramação Postural através de Palmilhas - (podoposturologia)
Wilson Luiz Przysiezny - CREFITO 5-4528-F
Doutor em Ergonomia (Linha Postura). Docente da FURB. Docente dos Cursos de Especialização da Escola de Terapia Manual e Postural. Coordenador do Grupo de Estudo da Postura Corporal.
O curso tem como objetivo promover os conhecimentos teóricos necessários para o desempenho profissional na prescrição e confecção de palmilhas posturais e mecânicas.
CONTEÚDO: Introdução a podoposturologia. Lesões ascendentes e descendentes. Influências da oclusão e da visão na postura. Exame posturológicos: baropodometria, estabilometria e estatocinesiometria. Anatomia do pé e tornozelo. Mobilização articular e fascial do pé e tornozelo. Indicações do uso de palmilhas. Tipos de palmilhas. Equipamentos utilizados na confecção da palmilha. Tendências do uso de palmilhas. Diagnóstico segundo a posturologia. Aspectos da avaliação postural. Prescrição da palmilha postural.
© P2ESPORTE 2004 - STUDIO PAULODESIGNER - BRASIL - RESOLUÇÃO 800X600